Um Outro Algarve
Uma vez chegado a Vila Real Sto António, cujo centro histórico apresenta traçado pombalino, aproveite para seguir Guadiana acima e descubra outros encantos que que o grande rio do Sul guarda, por entre salinas e sapais, barragens e ribeiras. Pelo caminho, Castro Marim e Alcoutim revelam a natureza genuína do modo de ser do mundo rural, a par de um património natural e arqueológico de grande riqueza, feito de vestígios milenares, do Neolítico às presenças romana e árabe. Mais adiante, as praias de Montegordo Altura e Manta Rota unidas por um imenso areal apresentam as águas mais quentes e tranquilas de todo o Algarve. E nas ilhas de Cabanas, Tavira, Armona, Farol/Culatra, e Faro/Barreta, em plena Ria Formosa, descobrem-se os prazeres do sol e da praia. ver mais...
Esta zona do Algarve apresenta uma paisagem de contrastes, com um ponto em comum: o Parque Natural da Ria Formosa, Lugar de canais, lagoas e sapais, aqui as águas brilham e as cores misturam espécies únicas de fauna e flora.
Tavira transporta-nos para tempos remotos, onde fenícios, romanos, árabes e cristãos deixaram marcas da sua presença. A cidade mantém hoje todo o seu encanto, preservando um imenso património histórico: O castelo, a ponte de origem medieval, palacetes e inúmeras igrejas, capelas, ermidas e conventos.
Reconquistada aos árabes por D. Afonso III em 1249, Faro é a capital do Algarve desde meados do séc. XVIII. A cidade, que guarda um apreciável património histórico e cultural, é hoje uma cidade moderna e um importante centro comercial e de serviços, constituindo uma das principais portas de entrada no Algarve.

Portugal de lés-a-lés Algarve Um Outro Algarve