Algarve
O topónimo Algarve têm origem na expressão árabe (al gharb) que significa "o oeste", "o ocidente". De fato, a expressão completa era "al-Gharb al-Ândalus" nome atribuído ao actual Algarve. ver mais...
O Algarve constitui uma importante região turística, com cerca de 200 km de costa a mesma divide-se em enseadas, falésias, grutas, praias rochosas e amplos areais de diferentes formas e tamanhos, banhadas por águas límpidas, tépidas e tranquilas e na sua maioria reconhecidas com a chancela europeia da “Bandeira Azul”. As suas paisagens naturais, o património histórico e etnográfico e a deliciosa e saudável gastronomia são atributos que fazem do Algarve um grande destino turístico.
A região é subdividida em duas áreas uma a ocidente (o Barlavento) com 8 municipios Vila do Bispo, Aljezur, Monchique, Lagos, Portimão , Lagoa, Silves , Albufeira. A oriente (o Sotavento) composta igualmente por 8 municípios Loulé, Faro, São Brás de Alportel Olhão, Tavira, Alcoutim, Castro Marim, Alportel, cada umas delas com uma serra importante (a Foia, no Barlavento, e o Caldeirão, no Sotavento). Rios com semelhante importância (o Arade no Barlavento e o Guadiana no Sotavento).